Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




9* Maratona Oscars: Sniper americano

por misskarma, em 22.02.15

Chris Kyle é um Sniper dos SEALS que terá executado 160 pessoas, mas é provável que o número real ronde as 255, tendo-se tornado o atirador mais eficaz da história militar dos Estados Unidos.

O filme é de Clint Eastwood, e está nomeado entre outras categorias, para melhor filme e melhor actor pelo papel de Bradley Cooper. E que bem o faz. Não esperem ver um herói galã, um homem atraente e sedutor. É mais um cowboy do Texas, redneck. Rude, machão, bruto. Mas por outro lado, patriota, corajoso e leal. Está muito convincente na pele de Chris Kyle e acredito que bem próximo da realidade.

Gostei bastante. Foi muito fixe. Estava relutante por ser um filme em cenário de guerra (mais um) mas não se passa sempre na guerra. Grande parte do filme desenrola-se no Estados Unidos com as visitas de Chris Kyle à família.

É também uma história verídica o que para mim é sempre mais um motivo de interesse.

Fiquei também a pensar em como é impossível não sair de uma guerra como esta com traumas e stress pós guerra porque há tanto barulho de bomba, tiros, tanta pressão com a possibilidade de morte, um constante estado de vigília, de alerta, vê-se tanto sangue, tanto sofrimento...

O fim, para quem não tenha lido já muita coisa por aí e não saiba como acaba, é desconcertante e inesperado.

As grandes polémicas em torno deste filme foram uma cena em que o Chris aparece com um bebe ao colo e é descaradamente notório que é um boneco nenuco. Não havia necessidade... E a questão de se abordar de forma heróica um assassino e elevar o facto de ter executado um número tão elevado de pessoas.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:13



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D